top of page

EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL

GALERIA DO INSTITUTO DE ARTES  UNESP​​, ​

SÃO​ PAULO, BRASIL 


Ana Guimarães. Escultura. Gravura. Pintura. Poesia

 
​​​Dossiê da Exposição Trans-Bordas: Apagar e Descascar
Olhar diferenciado foi a marca da exposição
Trans-Bordas: Apagar e Descascar

A passagem da mostra da artista plástica Ana Guimarães,
pela Galeria da Unesp, na capital paulista, no mês passado,
induziu à reflexão profunda do público.
 


Um percurso total entre 60 obras, telas, pinturas em acrílico e óleo, série de gravuras em metal, xilogravuras, esculturas, gesso esculpido, além das poesias e poesias proseadas. Segundo Ana Guimarães, que abriu as portas de sua exposição Trans-Bordas: Apagar e Descascar (7/3), em São Paulo, “tudo começa com a intercomunicação dos obras, dentro da proposta de transbordamento”. Assina a curadoria, propondo diálogo entre as telas em acrílico e a óleo. As gravuras em metal e seus altos contrastes. As xilogravuras a evocar o apagamento das formas e fundo entre rasuras. Por sua vez, as esculturas com a proposta do descascamento dos esmaltes a exaltar aclives e declives de cabaças e ovos. A última etapa do percurso do olhar com a proposta, de dar formas às composições e decomposições às formas, debruça-se sobre a imensidão do branco e a valorização da incidência da luz por meio das obras esculpidas em gesso. O objetivo da exposição é, segundo a própria artista, “transbordar fronteiras espaciais, estruturais e corporais em um processo de apagamento e descascamento das formas, atraindo e retraindo o olhar do observador da obra”. A exposição apresenta além de pinturas à óleo e acrílico, a Coleção Ovários, esculturas em argila com técnica de raku, a Coleção Cabaças, com queima primitiva e cera; esculturas em gesso; xilogravuras e estudo de gravura em metal; e poesias que acompanham cada conjunto. O projeto foi acolhido pelo Instituto de Artes da UNESP-SP e convida o público a embarcar no imaginário da artista e em sua proposta.



 

O artista plástico, curador, e professor do Instituto de Artes da UNESP-SP, Omar Khouri definiu a exposição como “intersemioticamente bela!”. Por sua vez, o professor do Instituto de Artes da UNESP-SP, José Leonardo  do Nascimento e a curadora Lalada Dalglish consideraram os diálogos entre diversos materiais e a literatura em forma de poesia. O professor semioticista Winfried Noth, da PUC-SP, igualmente gostou do que viu e registrou, em sua passagem pela mostra, “sucesso e many happy returns nessa aventura semiótica”.

As impressões foram as mais diversas. Para o escritor Marco Bin, a sensação foi descrita com a seguinte frase: “desovei-me, descasquei-me, deformei-me, rupturas sucessivas a cada quadro, cada escultura, o corpo renovado aos poucos pela emoção pulsante…”. A escritora Mônica Rebbeca Nunes revelou que a exposição foi “uma bela surpresa, seus traços, seus textos, os volumes, os cavalos, os contornos que transbordam e se envolvem com o fundo da tela, da alma (?), da vida…” A pesquisadora visual Carina Gonzalez afirmou: “pensamento em matéria… fluxo de um tempo situado ao vento, de rasuras, corpos e nascimentos!”.

Os alunos do Instituto de Artes, da Unesp-SP visitaram a exposição e suas impressões podem ser resumidas na escrita de Bete Macedo: “preenchi meus veios!”. Alunos de Artes e Comunicação da Universidade São Judas Tadeu (USJT) também compareceram, dentre eles: Ellen Katy, Camila e Daiana de Barros.

 

 

Sobre a artista -

Em 2013, Exposição Fotográfica Coletiva no Piola-Jardins/SP. 3 fotos da Coleção Cultura Abstrata: contraforma, contraluz, contracéu.

Em 2013, Exposição Coletiva na Galeria Paço das Artes em Santo André-SP. Coleção Ovários.
Em março de 2013, a artista realiza uma Exposição Individual, denominada Trans-Bordas: Apagar e Descascar, na Galeria de Arte do Instituto de Artes da UNESP, de Sao Paulo. Pintura, Escultura. Gravura. Gesso. Poesia.

Em 2012, realiza um Pós-Doutorado no Instituto de Artes Visuais da UNESP-SP.

De 2002-2012, é professora da Fundaçao Armando Alvares Penteado, FAAP-SP.

Em 2011, a pesquisadora Ana Guimaraes lança o livro Introduçao à Percepçao: Entre os Sentidos e o Conhecimento, Editora Paulus.

Em 2010, realiza um Pós-Doutorado na School Liberal of Arts, Indiana University-Purdue (IUPUI-IN).

2008-2009, é professora do Istituto Europeu di Design, IED-SP.

Em Artes Visuais, 2008, a artista plástica Ana Guimaraes lança um website de experimentaçoes artísticas visuais e audiovisuais denominado: www.laboratoriodepercepcao.com.br com obras de diversos artistas.

Em 2008, a artista plástica Ana Guimaraes participa do Curso de Joalheria, Fundaçao Armando Alvares Penteado, na FAAP-SP.

Em 2006, a artista Ana Guimaraes expoe um conjunto fotográfico na Exposiçao Coletiva: Saudosa Fotografia, no Mezanino da Fundaçao Armando Alvares Penteado, FAAP-SP, org. da fotógrafa Célia Melo.

Em 2005, participa de três cursos "Ateliês Livres: Escultura" com o artista escultor Nicolas Vlavianos, na FAAP-SP.

Em 1995-1998, assessora técnica de projetos fotográficos do SENAC Comunicaçao e Artes-Scipiao/SP.

 

Crédito das Fotos da Vernissage: Edevaldo Tadeu, da Olho Digital.​​​



Catálogo da Exposição​



 



 

























 

 

 

bottom of page